Criar um animal requer muita responsabilidade e dedicação. Falando em responsabilidade, quando pensar em adquirir um animal silvestre é preciso, primeiro procurar por criadouros legalizados. Não financie o tráfico de animais!
Criadouros comerciais legalizados devem ser registrados e autorizados pelo órgão federal competente no Brasil – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Obrigatoriamente precisam apresentar a sua Autorização de Uso e Manejo da Fauna das espécies comercializadas (IN: IBAMA Nº 7,30 de abril de 2015).
Você sabia que os criadouros têm inúmeras responsabilidades no ato da compra? Fornecer identificação (anilha, microchip ou tatuagem), disponibilizar a Nota fiscal contendo o número de identificação, nome científico e popular, data de nascimento e sexo, entre outras.
Infelizmente, existem diversos “criadouros” que comercializam animais de forma ilegal. Isto é crime! Por isto é muito importante ter bastante cautela na hora de adquirir um animal silvestre ou exótico.
A pena pela comercialização ilegal destes animais é de detenção de 6 meses a 1 ano e multa; para a criação não legalizada também!
Procure por criadouros legalizados, e se ainda tiver dúvidas sobre a regularidade do local, entre em contato com o IBAMA no seu estado.
Pense bem antes de qualquer decisão de compra! Se tiver dúvidas sobre aspectos da espécie desejada, entre em contato. Estou à disposição.
Lembrem-se, ao adquirir um animal (independentemente da espécie), você sempre deve levá-lo para avaliação médico-veterinária.
Nosso Blog
Informações úteis para que você se mantenha sempre atualizado.