A Leishmaniose é uma doença infecciosa causada por um protozoário de gênero leishmania, um parasito que é transmitido por flebotomíneos (conhecidos popularmente por mosquito-palha).
É uma enfermidade muito comum em países de clima quente e úmido, como em quase todas regiões no Brasil, e pode afetar humanos, animais domésticos e selvagens.
Existem algumas variações da Leishmaniose, e no caso de porquinhos-da-índia, a que mais ocorre é a Leishmania enrietti (forma cutânea), que manifesta principalmente na pele e nas mucosas ou a forma visceral, conhecida por calazar.
Algumas lesões inflamatórias podem aparecer nas orelhas, braços e pernas, por exemplo. Se você mora em uma região considerada endêmica para leishmaniose, mesmo que em cães, fique ainda mais atento ao seu porquinho-da-índia. A proximidade entres as espécies acaba propiciando a disseminação da leishmaniose.
Caso identifique alguma alteração no seu bichinho, procure um médico-veterinário especializado em animais silvestres e exóticos o quanto antes possível.