Os dentes dos roedores e lagomorfos possuem crescimento contínuo, sendo assim, eles precisam desgastar continuamente. Mas como ocorre este desgaste naturalmente? Não! Se você pensou em produtos (brinquedos) para isto, está enganado(a)!
Os roedores herbívoros mantidos como pet: porquinho-da-índia e chinchila e os coelhos (lagomorfos), por exemplo, precisam de uma alimentação adequada com a utilização de feno como base da dieta, que ajuda no desgaste dos dentes, evitando assim o crescimento exagerado e má-formação.
Quando isto ocorre eles acabam não conseguindo mastigar seus alimentos, reduzem a alimentação e, consequentemente, acabam adoecendo. Sem contar com os riscos de lesões na boca do animal e a formação de abcessos quando se tem um dente crescendo sem parar. Vale ressaltar que o feno ainda contribui, e muito, para o funcionamento adequado do intestino.
Ah! Apesar de só visualizarmos facilmente os dentes incisivos nestes animais, eles possuem dentes pré-molares e molares mais ao fundo da boca.
Equilibre sempre a alimentação do seu pet com alimentos adequados que possam auxiliar no desgaste dos dentes e não se esqueça de buscar ajuda com um profissional especializado para te orientar na alimentação correta do seu pet. A propósito, cada espécie possui necessidades nutricionais diferentes que precisam ser levadas em consideração, inclusive nas diversas fases da vida do animal.