Warley Leal – Medicina Silvestre

Nosso Blog

Informações úteis para que você se mantenha sempre atualizado.

Conheça sobre o ouriço-pigmeu-africano (hedgehog)

Ele é fofinho e faz muitas pessoas se derreterem pelo seu charme. Porém, pouco ainda se sabe sobre a criação e os cuidados que devemos ter com este animal exótico, já que não é comum encontrar um ouriço em grande parte dos lares brasileiros, o que já tem mudado devido a popularização deste pet nas redes sociais. Algumas informações básicas sobre este pequeno para aqueles que já possuem e os desejam adquirir um para sua família.

Ouriços podem ser mantidos como animais domésticos?
Na verdade, no Brasil há apenas um criatório legalizado para criação e comercialização destes pequenos. Inclusive, o ouriço-pigmeu-africano era proibido de ser comercializado pelo IBAMA até pouco tempo. Ou seja, animais divulgados em grupos e sites sem ser do criatório (posso mencionar o nome no particular) são animais de origem ilegal.

Comportamento:
Apesar de fofos e lindos, muitos acreditam que os ouriços são carinhosos e sociáveis por natureza. Entretanto, não é bem assim que as coisas funcionam. Até eles acostumarem com o contato constante dos seres humanos leva um certo período. Inclusive, brincadeiras que são feitas de forma forçada podem ser encaradas por eles como ameaça, fazendo com que entrem na posição de “bola” como forma de defesa. Então, antes de ter a confiança destes pequenos é necessário respeitar o tempo e o espaço deles. Ah! Fato que poucos conhecem também é que ouriços são animais crepusculares e noturnos, escondendo-se durante o dia.

Saúde:
Os cuidados com a saúde dos ouriços são bem parecidos com as dos pets convencionais. É necessário o acompanhamento de um Médico(a)-veterinário(a) especializado regularmente, de preferência duas vezes por ano, pois estes pequenos estão expostos a algumas enfermidades como: sarna, doenças metabólicas (que são causadas por erro do manejo), síndrome de wobbly, neoplasia (câncer) e etc. Um mix entre uma alimentação saudável dentro de uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares com o acompanhamento de um médico(a)-veterinário(a) especializado, já é o suficiente para garantir a prevenção de doenças.

Este post foi para abordar algumas informações básicas. Em caso de dúvidas entre em contato conosco e agende uma consulta. Estamos te aguardando.

Gostou do conteúdo? Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Compartilhe este post

Mais polulares:

Veja também:

Guia de alimentos naturais

Saiba como fornecer os nutrientes essenciais para o seu pet através de uma alimentação equilibrada.

Fique por dentro das novidades