Sabemos que é necessário o monitoramento dos nossos bichinhos quando o assunto é mudança climática.
Os coelhos, por exemplo, têm como sensação ideal de bem-estar temperaturas moderadas e frias, de modo que são muito sensíveis ao calor.
Quando a temperatura ultrapassa os 28°C, é preciso ficar alerta a qualquer mudança de comportamento do animal, exemplos: falta de apetite, deitar-se com a barriga no chão para se refrescar demasiadamente, respiração ofegante e com pouca disposição para brincar.
Separei 3 dicas que vão te ajudar a dar um suporte maior ao seu pet quando estiver muito quente.
1 – Reforce a Hidratação do seu pet
A hidratação é um cuidado fundamental para preservar a boa saúde dos coelhos no calor. Quando as temperaturas estão muito altas os coelhos perdem muita água e eletrólitos. Se não conseguem reposição adequada, eles podem sofrer um quadro severo de desidratação.
Para cuidar bem do seu coelho no verão, lembre-se sempre de deixar água fresca e limpa à sua disposição. Além disso, o bebedouro e comedouro devem estar em um local fresco e bem ventilado. Se forem deixados ao sol ou em um local muito quente, o animal pode se recusar a consumir alimento e água.
2 – Fornecer uma dieta mais leve e refrescante
Os coelhos precisam receber uma nutrição completa e equilibrada ao longo da vida para fortalecer seu sistema imunológico e desenvolver uma saúde ideal. Por isto, é sempre melhor ter acompanhamento de um médico-veterinário especializado em pets não convencionais para orientar quanto à dieta mais adequada para eles.
Para complementar a alimentação de coelhos em épocas de calor, podemos ofertar maior quantidade de alimentos naturais frescos e sem enxuga-los após higienização. Estes alimentos fornecem água indireta e ajudam a mantê-los bem hidratados (Confira nosso Guia de alimentos naturais). Reduza o consumo de ração!
3 – Mantenha seu coelho em um local fresco
Durante o verão, é muito importante procurar a região mais fresca da casa para manter nossos coelhos. Idealmente, este ambiente deve ser bem ventilado e ter uma iluminação equilibrada, mas sem expor o animal aos elementos da natureza.
Se a sua casa é muito quente no verão, você pode colocar um ventilador no ambiente que o animal esteja. Neste caso, o vento nunca deve ser direcionado ao coelho, mas se espalhar pelo ambiente para refresca-lo.