Acho que toda criança já quis ter um dia.
Só não acreditem que ele serve para curar doenças respiratórias (bronquite), quando colocados embaixo de camas. Além de completa ignorância, pois não há nenhuma comprovação científica (e não fazer o menor sentido), esta prática expõe o animal a condições impróprias para o seu bem-estar, por ficar em ambiente frio, sem acesso à luz e muitas vezes, sem comida e água por dias. Infelizmente a ignorância prejudica o animal.
Aqui deixo 3 curiosidades sobre este animal lindo e incrível.
1 – As duas espécies de jabuti distribuídas no Brasil são: Chelonoidis carbonária (jabuti-piranga (vermelho), o mais comum) e a Chelonoidis denticulata (jabuti-tinga (amarelo)).
2 – A expectativa de vida é em média 80 anos, de acordo com as condições ambientais em que vive. Quanto mais o espaço mimetiza seu habitat natural, maior a expectativa, tendo registros de jabutis com mais de 100 anos.
3 – A alimentação é onívora e bem diversificada. Podem comer frutas, gramas, folhas, hortaliças e até proteína animal (carne e ovos em pouca quantidade).
Há ração específica para jabutis e esta deve ser parte da dieta. É importante que a dieta adequada seja orientada por um médico-veterinário da área de animais silvestres e exóticos, pois existem quantidades diferentes dos alimentos principalmente, baseado na fase da vida em que o jabuti está.