Warley Leal – Medicina Silvestre

Atendimento Clínico

Prevenção é muito importante

A prevenção de enfermidades e a qualidade de vida do seu companheiro(a), pet não convencional, em primeiro lugar.

Através das consultas é possível prevenir doenças, ter hipóteses diagnósticas e instruir os tutores como manter o bem-estar dos seus pets.

Os animais de estimação, assim como os seres humanos, precisam de acompanhamento médico por toda as fases da vida. Vale lembrar que a realização do check-up é de extrema importância para prevenir doenças e manter o bem-estar do animal.

Quantas vezes ao ano devo levar meu pet para fazer o check-up?

O check-up é de extrema importância para manutenção da uma vida saudável do seu pet. As consultas precisam ser realizadas de maneira periódica, envolvendo avaliação física, exames, vacinação (quando se aplicar à espécie), orientações sobre manejo alimentar, ambiental, reprodução entre outras questões. Desta forma auxiliar na prevenção de possíveis doenças.

E quantas vezes ao ano deve ser feito o check-up?

Como o intuito é manter em dia a qualidade de vida e bem-estar do animal, consultas periódicas nunca são demais. De modo geral, existem algumas recomendações para cada fase do pet.

Filhotes: Até completarem 3 ou 4 meses devem passar por avaliações mensais. Este é um período crucial de acompanhamento do peso, orientações de sobre cuidados com a espécie, verificação do desenvolvimento adequado, primeiras vacinas (quando se aplicar à espécie) e detectar possíveis enfermidades congênitas ou adquiridas logo após o nascimento;

Adultos: Devem realizar o acompanhamento pelo menos uma vez ao ano. O ideal seria a cada 6 meses. Quando não é possível, recomendo a cada 8 meses (uma vez ao ano), mas sem um intervalo tão grande.

Idosos: Já para os animais idosos este prazo deve ser menor, entre 4 a 6 meses, no máximo.

Ainda há a necessidade de acompanhamento durante a gestação (de acordo o período de cada espécie) e para mamães pré e pós período de incubação dos ovos também.